terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estágios e Atividades Extra Classe

REGRAS PARA REALIZAR ESTÁGIOS

O Estágio é um complemento ao aprendizado do aluno, cujo objetivo é habilitá-lo para o exercício de sua atividade profissional. Ao estagiar, o estudante tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seu curso e, com isso, medir o quanto aprendeu. Na UNIBAN, o estágio obrigatório é componente da matriz curricular e deve ser realizado por todos os alunos dos cursos anuais, desde a primeira série. Ou seja, é um requisito para aprovação e obtenção do diploma.

Para cumprir esta atividade de forma correta, o aluno deve procurar o Manual de Estágio do seu curso junto com os Institutos ou acessar o tópico “Estágios e Atividades Extraclasse” na Intranet. Lá estão todas as instruções para a realização do estágio como locais, formas, prazos e carga horária. Por isso, é de extrema importância que o aluno o consulte. Para os estudantes que trabalham em atividades compatíveis com alguma das áreas de formação do seu curso, as horas trabalhadas são aproveitadas para cumprir a carga horária exigida pelo estágio. Isso porque, em seu trabalho, o aluno coloca em prática aquilo que aprende na teoria. Vejamos um exemplo: um estudante cursa Administração e trabalha em uma empresa na área de gestão. Essa atividade tem ligação com seu curso, por isso, é válida como horas de estágio.

Segundo a legislação, alguns cursos, além dos estágios, devem cumprir outros tipos de atividades. É o caso das licenciaturas, que devem ainda cumprir Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) e da Pedagogia, que deve cumprir Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA).

Esses estágios podem ser realizados externamente em empresas ou dentro da própria Universidade, quando houver vagas. Por exemplo, nas clínicas de saúde ou no Centro de Atendimento Jurídico (CAJ), ou em organizações conveniadas pela mesma. Quando realizados fora da Instituição, o aluno deve apresentar relatórios de estágio a um docente responsável, conforme definido para cada curso. O professor aprova o relatório e registra sua entrega. Porém, o aluno deve ficar atento, pois é sua responsabilidade inserir no sistema, via Intranet, no tópico “Estágios e Atividades Extraclasse”, os estágios do período letivo, conforme datas específicas. Confira no Regulamento Geral de Estágios todas as regras para realizar esta atividade no tópico “Resoluções / Regulamentos” da Intranet.

REGRAS PARA CUMPRIMENTO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE

Além de cumprir estágios, os alunos de alguns cursos de Graduação devem realizar também Atividades Complementares. Como o nome sugere, essas atividades são realizadas para complementar a formação do aluno. Elas estimulam os estudantes a ampliarem seus horizontes e, quando previstas na matriz curricular dos cursos, são obrigatórias. Ou seja, indispensáveis para a formação acadêmica.

As Atividades Complementares para os cursos de licenciatura e Pedagogia levam outro nome: Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) para as licenciaturas e Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) para Pedagogia.

Nos manuais específicos de cada curso, disponíveis com os Institutos, constam uma série de atividades que o aluno pode fazer e qual a carga horária de cada atribuição. Elas estão assim divididas: profissionalizante, transdisciplinar e humanística. Na primeira, diferentemente do estágio obrigatório, o aluno pode realizar cursos de extensão, participar de palestras, simpósios, congressos e outros eventos ligados à sua área. Já as atividades transdisciplinares correspondem, por exemplo, à participação em palestras de outras áreas do conhecimento, mas que sejam importantes para sua formação. Por fim, são exemplos de atividades complementares humanísticas visitas à feiras, museus ou exposições e até idas ao teatro e cinema, se forem peças e filmes ligados ao conteúdo do curso.

Para comprovar a realização dessas atividades, os alunos devem apresentar relatórios aos docentes responsáveis, com as comprovações devidas. Esses, por sua vez, se tudo estiver correto, aprovarão o relatório e farão um registro de entrega. Mas, atenção! É sua a responsabilidade de inserir no sistema, via Intranet, no tópico “Estágios e Atividades Extraclasse”, suas atividades, de acordo com prazos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário